Death Note da Netflix - Framed in Blood

Death Note da Netflix

quinta-feira, agosto 31, 2017


Assisti recentemente a fanfiction "adaptação" da Netflix sobre mangá e anime Death Note.
Desde que lançaram o trailer já ficou bem claro que a história não iria seguir fielmente a obra original. Por isso eu tentei ao máximo me desprender do original enquanto eu assistia o filme. 


Foi difícil me desprender da obra original, mas não pareceu tão difícil para a equipe responsável pelo filme uma vez que as únicas semelhanças são:
Temos um Death Note e um shinigami chamado Ryuk que gosta de maçãs.

Sim, as semelhanças param por aí. Ainda que os personagens tenham o mesmo nome (ou quase o mesmo nome, como é o caso da Misa/Mia), suas personalidades e motivações são completamente diferentes as da obra original.

A começar pelo shinigami Ryuk: na obra original temos um Ryuk entediado com a sua rotina e mais curioso em observar o que o Light faria com o Death Note, já no filme ele influencia diretamente as escolhas do personagem.


Justificando o injustificável
Um dos maiores problemas é que o filme tenta a todo custo justificar as atitudes do Light, deixando toda a carga de vilã para a namorada do Light, Mia Sutter que por si só age mais de acordo com a personalidade do Light original do que o Light do filme.

L x Kira
Uma das coisas mais empolgantes da obra original é o embate entre os dois personagens, os dois sendo extremamente racionais, analíticos e agindo com cautela.
Já no filme, os dois personagens são impulsivos, o jogo de gato e rato é travado em forma de ação e não como uma batalha mental entre dois gênios.


O qual mal saiu a adaptação?
Como uma adaptação, o filme falhou miseravelmente por não captar a essência da obra original e eu daria nota zero. E eu não digo isso por causa de mudanças no roteiro, a história original é muito mais do que um menino que encontra um caderno onde você escreve o nome de alguém e essa pessoa morre.

Tentando ao máximo ignorar que eu assisti e li Death Note, eu consegui me divertir até quase a metade do filme, mas depois disso os personagens continuaram mal desenvolvidos e o roteiro é tão mal construído que a resolução final não faz o menor sentido.

E por que mesmo sabendo que eu provavelmente não iria gostar, decidi assistir?


Se você nunca assistiu ou leu o mangá, eu recomendo e você pode assistir pelo próprio Netflix.
Death Note não se tornou uma obra tão conhecida por nada, eu garanto. E ainda que você não simpatize muito com animes ou mangás, pode assistir sem medo que a trama original é extremamente inteligente e adulta.

You Might Also Like

0 comentários

Instagram

Subscribe